quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Ano 2012 - ANO INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO



Na 64ª Assembleia das Nações Unidas (18.12.09), a ONU proclamou 2012 como o... ANO INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO

O “Ano Internacional das Cooperativas” é fruto da estreita relação entre a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) e a Organização das Nações Unidas (ONU), que têm como objetivo comum buscar o desenvolvimento econômico sustentado, a mitigação da pobreza e a intercooperação. Dessa aproximação, resultou, em 2009, a Resolução A/RES/64/136, que institui o ano comemorativo.

O slogan escolhido para nortear as ações de 2012 foi “Cooperativas constroem um mundo melhor”. A temática reflete não apenas o espírito cooperativista, mas também o compromisso do segmento com o desenvolvimento global. Com isso, a ONU sugere ações ligadas ao empoderamento feminino, à inclusão de jovens no mercado de trabalho e ao empreendedorismo, que mostram o Cooperativismo como instrumento para geração de renda e, consequentemente, redução da pobreza. 

Inicia oficialmente o Ano Internacional das Cooperativas

Após muita espera e expectativa estamos em 2012, o Ano Internacional das Cooperativas.Desejamos à todos um ótimo 2012 e que possamos efetivamente aproveitar este presente que a ONU nos deu ao reconhecer o movimento cooperativo como um modelo mais justo e adequado para o mundo em que vivemos.